segunda-feira, 19 de março de 2012

Enfrentando a dor de ser marcado, para ser mudado.

Graça e paz amados!
Hoje vamos falar um pouquinho sobre Israel, sim, o mesmo Israel cujo nome dado por sua mãe foi Jacó.

O nome Jacó significa enganador, se não bastasse o nome, Jacó possuía esse caráter , enganou seu irmão, e através disso roubou sua benção de primogenitura que pertencia a ele . (Genesis 27.)
Jacó teve que arcar com as conseqüências de seus atos, passou uma longa parte de sua vida foragido , pois seu irmão queria matá-lo . Viveu longe de casa, e os frutos de seu pecado não demorou muito para ser colhido. Para se casar com Raquel filha de Labão seu parente, teria que trabalhar sete anos, e aceitando o trato, foi enganado, recebendo a irmã de Raquel, Lia, como esposa. Nada satisfeito e totalmente frustrado, teve que trabalhar mais sete anos  para ter Raquel, a qual ele realmente amava.

 Imagine o momento em que Jacó recebe Lia como esposa no lugar de Raquel, com toda certeza,  a primeira coisa que veio em sua mente foi o dia em que ele enganou seu pai Isaque, roubando a benção da primogenitura que pertencia a seu irmão. Jacó amava o Senhor, era servo do Deus altíssimo, era muito abençoado, tudo o que ele fazia prosperava, mas a colheita estava ali, todos aqueles dias o acompanhando.

Agora voltando para as nossas vidas, quantas vezes não colhemos os frutos de nossos pecados, como Jacó teve que colher?  E como você lida com a colheita? Talvez você como muitos, já se sentiu como Jacó, humilhado e envergonhado pelo seu pecado, fugitivo, mesmo sendo tão abençoado...

O Senhor é amoroso e seu amor cobre uma multidão de pecados (I Pedro 4:8), mas Ele não pode ir contra suas Leis, o pecado sempre terá suas conseqüências, mesmo para nós, filhos, lavados e remidos no sangue precioso do Cordeiro.
Encontrei nessa história algo que vai mudar a maneira de você lhe dar com a dolorosa colheita do erro, mas é preciso ter CORAGEM!

Voltemos a Jacó...
 Mais uma vez Jacó tem que fugir, dessa vez, Deus pede para ele voltar a terra de seus pais.  E no caminho a Bíblia nos relata que Jacó lutou com o anjo de Deus, e ele prevalecia, até que o anjo feriu sua coxa, o deixando manco. O anjo queria ir, mas Jacó entendeu que não poderia continuar, sem antes ser abençoado de uma forma diferente por Deus, ele queria a benção de ser mudado, pois se não morreria. Deus o confronta  perguntando seu nome, e sem dúvidas o maior confronto para ele acabara de chegar, o de assumir quem realmente ele era.
Jacó então dá  um grito e em meio a sua dor e vergonha, diz:  É enganador Senhor, meu nome é enganador, eu sou um enganador! Deus vendo a sua humilhação, reconhecendo quem  realmente era,  e o profundo desejo de sua mudança, O disse: Não te chamarás mas Jacó, mas sim Israel, pois como príncipe lutastes com Deus e com os homens e tens prevalecido. (Gn 32:22-32)




Deus muda o nome de Jacó para Israel, e faz dele a nação mais poderosa! Óh Quão Maravilhoso é esse Deus, que vem e sara a nossa terra , e muda o nosso nome quando reconhecemos que somos falhos.
O nome Israel significa, aquele que reina com Deus.
De enganador, Jacó passa a ser chamado Israel,  aquele que reina com Deus. Quanta honra!
Deus mudou não só o nome de Jacó, mas o marcou, deixando-o manco, isso significa que Jacó aprendeu a depender totalmente de Deus, e não mais de suas astutas enganações para obter o que ele queria, era Deus quem agora estava a frente de suas conquistas.

E você querido leitor? Deus também quer ‘’mudar o seu nome’’,  Ele está te perguntando agora , qual é o seu nome? Será que você terá coragem de dizer quem realmente você é? Será que como Jacó , você irá dizer, Senhor meu nome é Vaidade, ou meu nome é Soberba, é Mentira, é Medroso...
Deus só pode mudar a vergonha de um passado errôneo , se aceitarmos enfrentar a dor de ser marcado por Ele, mas a dor do confronto não se compara com a cura de ser mudado, e de ser extremamente abençoado.

Querido, Deus tem o remédio que sara a sua terra contaminada pelo pecado, e o remédio é você se humilhar e reconhecer que além de ser perdoado, precisa ser mudado. Deixe Deus te mudar, aceite o confronto, não se contente com o perdão de Deus, aceite ser mudado e moldado por Ele.
E seu nome não será mais Vergonha, mas sim Dupla Honra!

Com eterna gratidão a Deus
Ana Paula Colombo.

Um comentário: