quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Crítica X Exortação



Comecemos considerando:

Crítica: Apreciação minuciosa, desfavorável, censura, maledicência.
Exortação: Palavras com que se procura reformar ou melhorar os atos, costumes ou opiniões de alguém.
Fonte: Dicionário Michaelis




 Curioso como Apóstolo Paulo se preocupa em exortar a igreja de Cristo a todo momento (Ex: I Timóteo 4:13), porém na bíblia não encontrei em momento nenhum uma crítica da parte dele...

 Aí você vem e me diz: Ahhhh, mas eu encontrei, tá lá em Gálatas 1:6 diz "Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho", te peguei!

 Pois eu te digo: Não, não foi dessa vez! Hehe. Os gálatas estavam se desviando do verdadeiro evangelho, então Apóstolo Paulo foi duro em palavras e os EXORTOU!

 Num entendeu? Eu explico: a crítica, sucede um julgamento e como sabemos o único dígno e capaz de julgar nossos atos é o Senhor ( I Coríntios 4:5). Já a exortação sucede o amor, a preocupação com o próximo (II Pedro 1:12). O corpo de Cristo dever ser amado e não julgado, o amor edifica e exorta, o julgamento critíca e condena. Se uma de suas mãos se machucar, você vai usar a outra para cuidar do machucado ou para cortá-la fora? Simples assim!

 E quanto as "críticas construtivas"? você vai me perguntar... Pois bem, andei pensando e acabei por concluir que elas não existem. Hehe... Assustou? Mas é isso mesmo. Ou você exorta por amor, aconselhando, ainda que com palavras duras, como fez Apóstolo Paulo aos gálatas ou você julga e critica por se achar nesse direito, ainda que com "boas intenções".

 Bom, num quero que ninguém termine de ler esse post achando que tem que aceitar tudo que dizem ou achando que nunca mais podem dar opinião sobre nada... Então vou resumir:

Crítica <- Opinião -> Exortação


Crítica -> Julgamento - Acusação = Derruba
Exortação -> Amor - Cuidado - Preocupação = Edifica

Pois bem, façam suas escolhas, já estão exortados... rsrs...

Com carinho,
Jéssica Tamayose

Nenhum comentário:

Postar um comentário