terça-feira, 18 de setembro de 2012

Consagração


 Hoje percebemos uma busca muito grande pela consagração, desejo de eternizar o nome através de um grande feito.

Romper seus limites, quebrar recordes, alcançar lugares jamais alcançados, rompendo barreiras, seja no esporte no trabalho e o pior ate na religião.

Colocando o nome na historia e suas calçadas da fama em busca do sucesso e do reconhecimento entre os homens. Com este desejo muitos tem se esforçado alem da conta abrindo mão de muitas coisas e valores em uma luta inútil pela consagração passageira, muitos prejudicam outro em troca da fama, vendendo sua alma em meio aos homens.

O que a maioria não sabe a definição essencial da palavra consagração vem do latim: COM- junto SACRUS- santo, ou seja, estar junto ou na companhia do santo.

Todo este desejo humano de ir alem, nada mais é do que alcançar a plenitude de sua própria natureza enquanto seres humanos e esta natureza é divina, sagrada e santa.

Porem nossa natureza bruta ainda necessitada de justificação entende que consagração é alcançar um lugar de destaque entre os homens, não! Consagração não é ser mais que outros e se orgulhar por este feito, isto é baixo isto é esquizofrenia, ser assim só vai afastar o homem de sua natureza original de ser divino ou filho de Deus.

O ato verdadeiro da consagração é alcançar uma comunhão pessoal com a fonte da perfeição. Andar junto ou na companhia do Divino, recebendo a transmissão da perfeição, isto sim é glorioso.

Por isso o evangelho é loucura para os gregos e escândalo para os judeus, pois não pode ser alcançado nem pela performance grega, nem pelo ritualismo judeu.

Só podemos de fato ser consagrados quando descobrimos nossa miséria materializada em nossas escolhas egoístas e crermos que através da companhia de Deus podemos voltar ao plano original da criação.

Então uma pessoa consagrada não é formada pelo seu desempenho ou pelo seu esforço simplesmente com seus troféus, títulos ou em quantos cargos ou encargos ela possui. Uma pessoa consagrada é formada quando percebe que a única maneira de viver de verdade é andando junto com Deus e participando de sua intimidade.

Uma pessoa pode ter muitos dons e mesmo assim não ser consagrada. Pense nisto:

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.
E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina;
Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas. 
Mateus 7:21-29   


Claudio Isidoro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário