sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Escolhas – Quem no controle de sua vida?


As escolhas são como caminhos que tomamos, nos guiam para um futuro, conduzem nosso presente e revelam o passado.
Escolher pode ser fácil ou difícil, depende qual estrada ela nos conduzirá e o destino que nos levará. 

A verdade é somos limitados para tomar decisões, isso ocorre porque ignoramos fatos importantes nesse processo. Ignoramos que existe outra dimensão, e que lá existem guerras, sanguentas muitas vezes, onde lutas constantes definem a vida e a morte, sim, refiro-me ao mundo espiritual.
Uma dimensão às vezes desprezada, outras vezes simplesmente temida, entretanto está conectada em nossas vidas.
Mundo espiritual a parte, há outra ignorância, e mais crônica, pois está arraigada em nosso ser, o EU.
Egocentrismo sempre existiu na humanidade, mas se torna extremante nocivo quando tomamos escolhas infectadas pelo nosso EU.

Tudo o que fazemos e pensamos vem de uma fonte, uma fonte interna.
Quer um exemplo?
Quando você escolheu sua profissão, qual era o real propósito? Dinheiro? Fama? Luxo?
Pense bem e você descobrirá que muitas escolhas suas tiveram um propósito, seja poder, consumo, beleza, status, pretensões (humildade, bondade, carisma, muitas vezes pra mostrar aquilo que não é), etc.

Mas será que nossas escolhas estão certas? Elas estão nos conduzindo para o propósito que vem do coração de Deus?

Talvez o EU que habita em nos seja o maior vilão de todos os tempos, veja o que Paulo achava do seu próprio EU:

“Sabemos que a lei é espiritual; eu, contudo, não o sou, pois fui vendido como escravo ao pecado. Não entendo o que faço. Pois não faço o que desejo, mas o que odeio. E, se faço o que não desejo, admito que a lei é boa. Neste caso, não sou mais eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim. Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo.” Romanos 7:14-19

No começo deste post, comentei que as escolhas podem ser fáceis ou difíceis.
Vou lhe dizer qual é a escolha difícil!



É difícil escolher uma vida no centro da vontade de Deus, é doloroso escolher servir Ele e deixar nosso EU ser sacrificado com Cristo. É penoso o preço de deixar sua vontade própria, pela vontade do Espírito. Doloroso é matar seus sonhos para sonhar os sonhos Dele.

Miserável homem eu que sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte? Romanos 7:24
Você acha que Paulo diria essa frase se essa decisão fosse fácil?

Contudo, quem disse que a escolha dificil é a errada?
É possível escolher sacrificar o EU, leia Romanos 8:

“Porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.
Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem, de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja.
A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus. Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. Mas se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês. Portanto, irmãos, estamos em dívida, não para com a carne, para vivermos sujeitos a ela. Pois se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão, porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.”


Lembre-se, as escolhas que fazemos hoje moldam nossas vidas, ao escolher Cristo precisamos deixar Cristo viver em nós. Se permitirmos nosso EU tomar as decisões, então Cristo não está em nós.

A visão da escolha difícil é uma ótica de quando estamos tão empregados em nossas próprias vontades, que não percebemos que estamos morrendo... Não é fácil escolher Cristo, pois é uma escolha constante, mas Jesus nos garante um fardo leve e um jugo suave! “Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve" Mateus 11:30.

Mas caso você opte pela escolha fácil, direi que sua vida nessa terra será realmente fácil, com tudo aquilo que você sempre quis... até um dia perceber que seu EU nunca trará a verdadeira felicidade, paz, amor e vida eterna  e no final, você descobrirá que a escolha que outrora era tão fácil, se tornará a pior e mais dolorosa escolha, pois te levará a morte eterna.


Jessé Ricci

Nenhum comentário:

Postar um comentário