segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Por que não vivemos conforme a Palavra?


Ultimamente, tenho refletido muito sobre a fé. Enquanto penso e leio o que a Bíblia e alguns irmãos dizem sobre o assunto, estou percebendo o Espírito Santo me mostrar panoramas que eu nunca tinha encarado antes.
É impressionante como não enxergamos algumas coisas que estão bem diante dos nossos olhos. Você já parou para pensar, por exemplo, que a sua fé e o seu modo de pensar estão profundamente ligados?
Talvez isso soe óbvio, de cara. Mas, se nos aprofundarmos no assunto, você vai ver como ele é delicado, complexo e determinante.
Gostaria que você fosse sincero consigo mesmo ao pensar sobre isso. Sem aquelas respostas prontas do evangeliquês. Vamos ser francos.
Com que pensamentos vivemos o dia a dia? O que pensamos sobre a nossa espiritualidade quando estamos envolvidos na rotina? O que pensamos sobre nós mesmos quando estamos cansados do nosso comportamento? E o que pensamos sobre Deus quando as coisas estão malucas?
Acho que nenhum de nós deve ter a mente cheia de otimismo em cenários assim. Agora, veja se você se identifica com as seguintes respostas às perguntas acima.
A maioria dos crentes que conheço encara a vida diária pensando em como é difícil lutar por santidade. A maioria deles pensa que é praticamente impossível viver em verdadeira comunhão com o Espírito Santo nessa correria da rotina.
Quando estamos cansados do nosso comportamento, não é verdade que começamos a pensar que talvez não sejamos salvos? Começamos a pensar que não tem mais jeito de mudar certas coisas em nós, chegando a achar que alguns pecados serão sempre nossos inimigos invencíveis.
E o que pensamos sobre Deus, então? Quando as coisas estão malucas, a gente começa a pensar se Ele realmente faz todas as coisas cooperarem para o nosso bem. Pensamos se Ele nos trata de maneira justa, uma vez que nos esforçamos tanto e parece que Ele não está correspondendo. Começamos a pensar se Ele ainda nos ama, mesmo, ou se já se cansou e sente raiva de nós.
Sabe, irmão? Eu acredito que não preciso demonstrar biblicamente porque essas ideias são erradas. Acho que, se você refletiu, foi percebendo o erro enquanto lia, assim como também percebe sempre que esses pensamentos te ocorrem. Então, vou aproveitar o final desta conversa para deixar uma sugestão de reflexão.
Vocês são salvos pela graça, por meio da fé (Efésios 2.8).
Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus (Romanos 5.1-2).
Li recentemente que tudo o que nós temos, temos porque Deus nos deu em Cristo, por causa da graça. Mas quando é que recebemos, de verdade, aquilo que Ele nos deu? Quando cremos. Por meio da fé, não é?
Então, meu irmão, se passamos nossos dias cheios de pensamentos como estes que citamos, o que será que acontece com a nossa fé? Considere que a “a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo (Romanos 10.17)”. Como ter fé, ouvindo constantemente a mensagem da carne, do mundo, e das trevas em nossa mente?
Para ir mais além, se nossos pensamentos diários são contrários à Palavra de Deus, como poderemos viver de acordo com ela?
É por isso que o Senhor nos instrui a meditar constantemente em sua lei e a sermos transformados pela renovação do nosso entendimento. Nossa fé está profundamente ligada ao nosso modo de pensar.
Texto: Mitch

Nenhum comentário:

Postar um comentário