sábado, 6 de abril de 2013

Unidade!


Hoje me deparei com uma situação que me levou a refletir sobre a unidade entre os irmãos e também no âmbito da Igreja do Senhor.
É perceptível que estamos nos distanciando cada vez mais do propósito de Deus, que é a unidade do corpo de Cristo. Tornou-se comum encontramos disputas, ciúmes, inveja, e outras situações que acabam nos distanciando do amor que deveria nos unir no mesmo Espírito.



Nesse direcionamento, vou compartilhar com vocês, queridos leitores, um texto escrito pela Nívea Soares:

Uma palavra que me vem sempre à mente é “unidade”. Vejamos algumas definições para unidade: “ser junto, se tornar um, ter o mesmo pensamento. Ser um só. Compartilhar das mesmas ideias”. Tenho aprendido que unidade não é uniformidade.
É pretensão pensar que só existe uma forma de se fazer as coisas. Deus, em sua infinita sabedoria e graça, deu à Sua igreja uma grande diversidade de dons e formas de atuação. É necessário que estes caminhem juntos em um só propósito, firmes sobre um só fundamento: Jesus. Que Ele seja glorificado e que venha o seu reino.
Temos estado com muitos pastores e líderes, e observado que o maior peso do coração de alguns é pela unidade entre as igrejas. Falar de unidade em uma época de diversos “reinos particulares” parece uma contradição. Mas o evangelho de Jesus sempre soou contraditório para o jeito de pensar a agir do mundo. Ainda que por vezes a igreja pareça se conformar aos princípios competitivos da sociedade materialista em que vivemos, Jesus nos chama para caminharmos em um só espírito, amando e servindo uns aos outros.
Jesus orou ao Pai para que houvesse unidade entre os cristãos. Lemos em João 17.20-23: “E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim. Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim”.
É importante reafirmar que cristão tem como identidade o amor ao próximo, independente de credo, raça, sexo ou grupo social. Somos chamados a amar até mesmo os nossos inimigos e a orar pelos que nos perseguem (Mateus 5.44). Mas a unidade (ter os mesmos pensamentos, propósitos, princípios) só é possível quando somos ligados pelo mesmo fundamento que é Jesus. Quando juntamente cremos que Jesus é o Ungido, o Cristo, o Filho de Deus.
Unidade só é possível quando somos batizados, imersos num mesmo Espírito, que é o Espírito Santo de Deus. Interesses comuns podem unir pessoas por um tempo, mas somente o Espírito Santo é capaz de unir para sempre em amor pessoas tão diferentes, tão diversas.

Vídeo do Pr. Pr. Antônio Cirilo, no programa Santa Geração da rede Super, falando sobre esse assunto tão pertinente: 



Na graça do Senhor,
Jessé Ricci

Nenhum comentário:

Postar um comentário