sábado, 12 de maio de 2012

Está Consumado!


Paz do Senhor povo santo de Deus.

Como meu primeiro post, gostaria de compartilhar com vocês algo especial que impactou minha vida recentemente.

Apesar de ser cristão desde criança, passei e continuo passando por muitas dificuldades e tentações onde é necessário se manter sempre vigilante, como recomenda a palavra do Senhor em Mateus 26.41 “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.”, e por algumas vezes tive a sensação de não estar seguindo a vontade de Cristo. Nesses momentos eu me sentia abalado na fé, distante do amor de Deus, consequentemente o inimigo me acusava e muitas vezes eu não me posicionava como filho do Senhor, lavado e remido no sangue do Cordeiro.

Então um dia o Senhor me levou a meditar sobre as palavras de Jesus na Cruz, principalmente uma frase especifica.

Você pode se perguntar, qual a importância das palavras de Cristo na Cruz? Saiba que todas as palavras que saem da boca de Cristo é vida, é água viva. E no momento do calvário nosso Senhor falou com grande autoridade a palavra Tetélestai.



Tetélestai (Grego) = Está consumado.
Vamos aprender um pouco sobre a sexta palavra de Jesus na Cruz: que é: Está Consumado! Essa frase está localizada no evangelho de João 19.30: “Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito”.


Para compreender o amplo significado dessa palavra é necessário primeiro conhecer um pouco da cultura onde era empregada essa palavra.

Antes de prosseguir saiba que a fala está consumado não representa derrota, nem fracasso e nem morte.  Está consumado foi um brado de vitória do Filho de Deus na Cruz.

Por que Jesus disse está consumado? Qual o significado dessa palavra?

Na época de Cristo alguns sujeitos utilizavam a palavra Tetélestai no seu cotidiano com significados distintos:

Servos: os servos utilizam essa palavra quando terminavam a tarefa que seu senhor havia ordenado. Assim os servos diziam Tetélestai, e isso significava que a tarefa foi executada como o senhor ordenara no momento estabelecido.

Sacerdotes: os sacerdotes ao fazer o sacrifício analisavam o animal ou a oferta e quando eram perfeitos eles diziam Tetélestai, ou seja, o animal é perfeito para o sacrifício.

Artistas: quando um artista ou escritor completavam sua obra eles diziam Tetélestai, que significava que a obra estava completa.

Mercadores: quando um devedor pagava sua conta ou quando o mercador perdoava a divida de um devedor ele (o mercador) dizia Tetélestai, que significava que a dívida foi quitada.

Mas o que isso significa quando Cristo diz Tetélestai?

Servo:
Jesus Cristo é o Servo Santo de Deus na Terra, em João 17.4: Jesus diz ao Pai: “Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer”. Ele foi o Servo fiel que foi até o fim.

Cordeiro:
Jesus é o Cordeiro Santo e perfeito de Deus, Deus testifica a perfeição de Jesus em Mateus 3.17 quando diz: “Este é o meu Filho amado, em que me comprazo”.

Obra prima:
Sua obra no Calvário havia completado a perfeita criação de Deus, de modo que o grande plano da salvação estava agora claro para todos. Jesus dá sentido e significado ao passado, completando a profecia como Messias e Salvador da Humanidade.

Salvador:
Jesus pagou nossa divida! Ele nos comprou com seu precioso sangue. Veja em Colossenses 2.13, 14 diz: “E a vós outros que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz.”

Em uma única palavra Jesus Cristo completou sua missão como servo de Deus, se rendeu como Cordeiro Santo imaculado para completar a obra prima do Criador, salvando assim toda a humanidade da culpa do pecado e da morte.

Graças a essa palavra dita por Cristo, o véu se rasgou, nos dando livre acesso á Deus.

Quando entendi o significado dessa palavra, passei a usar essa autoridade em minha vida. No momento que as tentações vieram eu as rejeitei com essa autoridade, pois Cristo já me libertou da escravidão do pecado. 

Quando o inimigo veio me acusar eu bradei em seus ouvidos, ESTÁ CONSUMADO, fazendo-o se lembrar da vitória de Cristo.

A partir de agora não deixe as tentações lhe derrubar! Não permita acusações do inimigo! Não deixe a depressão e aflições lhe abater!

Lembre-se ESTÁ CONSUMADO!

Na Graça do Senhor,
Jessé Ricci




2 comentários: