sábado, 19 de maio de 2012

Onde está teu coração?







Paz do Senhor meu amados.

 Essa questão é muito importante, pois a resposta pode definir entre vida e morte.
Quando pensamos em coração, lembramos daquilo que creditamos maior valor ou que consideramos como nosso tesouro.

 A bíblia em Lucas define muito bem essa questão: “Pois onde estiver o seu tesouro, ali também estará o seu coração". Lucas 12:34.

 Para muitas pessoas o maior tesouro é o dinheiro e tudo o que as riquezas podem comprar, para outras é a família (a), o filho (a), namorado (a), esposo (a), amigos.
Mas o que é tesouro e por que ele é tão importante?

 No dicionário podemos encontrar algumas definições que nos ajudam a esclarecer:

 Tesouro:
O que é muito precioso ou estimado.
Lugar onde se guardam preciosidades.

 Assim tudo aquilo que dedicamos tempo e parte de nossas vidas pode ser considerado nosso tesouro.

 Existe uma história na bíblia muito interessante onde Jesus esclarece essa questão para um homem:


 Certo homem importante perguntou a Jesus: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: Por que você me chama bom? Não há ninguém que seja bom, a não ser somente Deus. Você conhece os mandamentos: ‘Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe’.
A tudo isso tenho obedecido desde a adolescência, disse o homem.
Ao ouvir isso, disse-lhe Jesus: Falta-lhe ainda uma coisa. Venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois venha e siga-me.
Ouvindo isso, ele ficou triste, porque era muito rico.
Vendo-o entristecido, Jesus disse: Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus! De fato, é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus.
Os que ouviram isso perguntaram: Então, quem pode ser salvo?
Jesus respondeu: O que é impossível para os homens é possível para Deus.
Lucas 18:18-27


 Este homem era alguém que conhecia os mandamentos e os seguia desde jovem, mas Jesus viu além das aparências enxergando seu coração e o local onde estava. O coração dele não estava em Deus, apesar de ser religioso, e sim nas riquezas.

 Quando Cristo sugere que o homem venda todos os seus bens, distribua entre os pobres, para somente depois segui-lo, Jesus estava comprovando que o tesouro deste homem eram as riquezas. Não seria possível esse homem seguir a Cristo, pois seu coração já estava sendo governado.

 Podemos entender que ele não era um ladrão, nem assassino, nem adúltero, inclusive era exemplo para a sociedade da época, um homem justo, mas era impossível ele aceitar o Salvador enquanto fosse governado por outro deus (riquezas).


Jesus diz algo muito impactante na história: Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus! Essa frase tem amedrontado muitas pessoas que interpretam que os seguidores de Jesus devem perecer pobres, quando na verdade, Jesus está explicando que é difícil para um homem rico permitir que Deus habite e reine em sua vida, pois normalmente seu coração já está preenchido.

 Voltando para a palavra Tesouro, no caso desse homem que veio falar com Jesus, seu tesouro eram suas riquezas, ele não poderia desfazer-se delas, mesmo se Deus lhe ordenasse, afinal de contas, eram suas posses, não é mesmo?

 Muitos de nós somos como ele, deixamos os tesouros deste mundo roubar nossos corações e ficamos impossibilitados de seguir a Cristo. Deixamos o amor pelas coisas deste mundo nos dominar e direcionar nosso rumo.

 Não pense que por você estar na igreja estará salvo, pois como na história bíblica, não basta cumprirmos os mandamentos. Não basta apenas fugir do pecado, para ser santo.
 Seguir a Cristo vai muito além de não pecar, vai além do que ser bom para si para os outros, vai além inclusive do que ser justo e integro. Para seguir a Cristo precisamos Deixa-lo reinar completamente em nossas vidas, nossas vontades, nossas atitudes, nossos sonhos, enfim Deixa-lo Reinar sobre nós.

 Não tenho a intenção de criticar ninguém, mas quantas pessoas estão nas igrejas e seus corações não estão voltados para Cristo. Existem muitos egocêntricos, que estão preocupados apenas com seu próprio bem estar e se esquecem de que o corpo de Cristo é formado pela unidade entre os irmãos na fé, se esquecem do valor infinito de uma alma para Deus.

 Que possamos despertar ao som das palavras de Jesus, pois o capitalismo está presente em nosso dia-a-dia, nos condicionando ao egocentrismo.

 Vamos assumir o papel de nação santa e separada, cujos corações estão voltados completamente para Deus que é nosso único Tesouro.






Na graça do Senhor,

Jessé Ricci

Nenhum comentário:

Postar um comentário